Parceria Estratégica com Prefeituras

Parceria Estratégica com Prefeituras

Serviço gratuito da Prefeitura de Hortolândia contribui para evitar contaminação ambiental e humana por substâncias tóxicas

 

 

Quem tem lâmpadas fluorescentes queimadas em casa sabe o problema que é. Onde descartar estes objetos sem prejudicar o meio ambiente? A partir de agora, quem mora em Hortolândia conta com a ajuda da Prefeitura para resolver este impasse. Nesta quinta-feira (30/03/2017), a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável instalou “Estações exclusivas para descarte de lâmpadas fluorescentes” em seis pontos da cidade. A medida integra mais uma das políticas públicas implementadas pela Administração Municipal na área ambiental.

 

As caixas de madeira do tipo MDF, recolhem qualquer tipo de lâmpada queimada, tanto inteira quanto quebrada, fluorescente, LED, incandescente, dicroica, dentre outras. A tampa é do tipo basculante, que abre quando erguida para cima com o apoio de trava, o que evita a ação de curiosos e o risco de acidentes. O munícipe poderá descartar na estação mais próxima de sua residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem qualquer tipo de custo. Cada ponto de coleta de lâmpada terá um responsável que avisará à Secretaria quando o material precisar ser retirado, periodicamente. A cada recolha é feita uma contagem do total de lâmpadas: em unidades, quando inteiras, e em quilos, quando quebradas.

 

Todo o processo de coleta e descarte ambientalmente correto das lâmpadas é feito por meio de parceria entre a Prefeitura e a empresa Horto Ambiental e suas parceiras, como a Bulbless. Após feita a descontaminação das substâncias tóxicas, como o mercúrio, a empresa especializada emitirá um laudo atestando esta descontaminação e o descarte correto do material restante, como vidro e metais.

 

“Além do respeito ao meio ambiente, isto representa também qualidade de vida, uma vez que as lâmpadas não serão descartadas inadequadamente, pois o mercúrio presente nas fluorescentes é um material muito arriscado para a população em geral”, explica o engenheiro ambiental da Horto Ambiental, José Baldino. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Gomes, o Zezé, a medida atende à demanda da comunidade e a Prefeitura oferece mais este serviço, de grande importância ambiental. 

 

A secretária-adjunta de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, explica que a Política Nacional de Resíduos Sólidos, legislação que rege este tipo de situação, prevê que o descarte de lâmpadas seja feito por meio de logística reversa, isto é, cada vendedor seria responsável também por recolher os produtos queimados e providenciar o descarte correto. No entanto, como ainda não houve os acordos setoriais, nas esferas federal, estadual e municipal, a Prefeitura sai na frente e disponibiliza as estações de coleta de lâmpadas fluorescentes.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Hortolândia - SP

Data: 24/05/2017

Voltar


Bulbless – Reciclagem de Lâmpadas – Todos os direitos reservados

Rua Loanda, 574 – Chácaras Reunidas – 12238-330 - São José dos Campos - SP

Website por Sites & Cia - Design por Lucchini Design.